-
Arquitetos: Atelier Hajný
- Área: 116 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Radek Úlehla
Descrição enviada pela equipe de projeto. O desejo do cliente era projetar uma casa no local de uma cabana de férias original, para onde ele costumava ir desde a infância. Ficou claro que a cabana tinha de ser removida, mas sua aparência influenciou parcialmente a aparência do novo volume. O novo zoneamento em toda a área é destinado à construção de casas familiares, por isso, as cabanas estão gradualmente desaparecendo. Concordamos com o cliente que, devido ao caráter da região e ao relacionamento sentimental com o volume original, seria apropriado levar em consideração a aparência e forma da antiga cabana.
Um terreno alongado na borda de Říčany, perto de Praga, com uma área de 820 m2 é limitado de um lado por uma barreira de ruído, adjacente a um corredor ferroviário. O lado leste é limitado por uma estrada de acesso, os outros lados são definidos por terrenos existentes com cabanas típicas de férias. Mantendo a distância da ferrovia e dos vizinhos, era necessário projetar uma casa compacta com uma área líquida total de cerca de 180 m2. O layout funcional divide o volume em uma área de serviços ao norte e uma área residencial ao sul.
O térreo contém dois estúdios com entradas separadas, a entrada e parte técnica da moradia principal, e uma sala de estar maior com uma cozinha. O pavimento superior contém quartos, um escritório e um banheiro da moradia principal. Foi dada ênfase em maximizar a simplicidade do volume principal. As extremidades do frontão são triângulos claramente definidos e destacados por ripas de madeira clara. O telhado e seus beirais são baseados nas formas típicas das cabanas originais, ao mesmo tempo em que fornecem sombreamento para a fachada sul, protegem o terraço da chuva.
Uma varanda em balanço, "sala ao ar livre", é criada no quarto principal, atrás das ripas de sombreamento. Os materiais são discretos e naturais - madeira carbonizada no exterior, painéis CLT visíveis no interior e móveis correspondentes à fachada escura. A casa é classificada em um padrão de baixo consumo de energia com aquecimento elétrico no piso e ar-condicionado com recuperação de calor.